A saúde dos homens está cada vez mais entrando em debate, sobre a saúde das pernas ainda há muito tabu. Nesse blog vamos conversar sobre.
Homens e tratamentos médicos
Um fato histórico é a falta de cuidado com saúde dos homens, há uma resistência por parte do gênero de buscar tratamentos e realizar exames, o que somente prejudica, pois acabam descobrindo doenças graves em estágios avançados.
Estudos sugerem que esse fenômeno se dá pela necessidade social do homem mostrar “virilidade”, algo imposto há décadas na sociedade, pelos próprios homens. No caso da mulher é comum o incentivo cedo para o cuidado da saúde, um bom exemplo é o acompanhamento com ginecologista, em contraponto, o rapaz só procurará um urologista com 50 anos.
Com a saúde das pernas segue o mesmo caminho, o homem não costuma procurar um médico até que perceba a gravidade do problema, normalmente só perceberá quando o risco está muito alto.
Saúde das pernas
Muitos dos problemas da saúde das pernas estão relacionados aos maus hábitos como sedentarismo e tabagismo, também doenças como obesidade e diabetes. Isso acaba gerando grandes desconfortos na vida da pessoa.
O cansaço nas pernas, sensação de formigamento e coceira são sintomas comuns na vida de milhões de brasileiros, há quem diga que problemas rotineiros, entretanto esses sintomas é uma forma do corpo nos mostrar que tem algo errado.
São sintomas de problemas vasculares, na maioria dos casos, desde má circulação até trombose venosa. Por esse motivo é essencial estar atento e buscar sempre manter uma vida saudável e ativa.
Evitar esses problemas
Pequenas mudanças nos hábitos diários podem auxiliar na prevenção, o ideal é que se priorize a saúde em todos os estágios da vida, mesmo que a rotina do dia-a-dia não colabore com isso, no futuro o maior bem de um indivíduo será a saúde.
Para prevenir é recomendado:
Manter a forma física
A obesidade é uma das causas da doença, o ideal é evitar ficar acima do peso para evitar essa e outras doenças relacionadas.
Boa alimentação
A ingestão de fibras ajuda a prevenir problemas intestinais, que também causam a doença. E uma alimentação saudável estará paralela a boas práticas de todos os itens dessa lista.
Realizar exercícios físicos
Importante para exercitar os bombeadores que mandam o sangue para o coração. Uma prática que anda de mãos dadas com o bem-estar de todos os indivíduos.
Evitar ficar muito tempo na mesma posição
Importante para quem fica muito tempo sentado ou em pé, ambos os casos fazem mal. Tente sempre ter 5 minutos para se alongar e descansar.
Não fumar
Há estudos que afirmam que o tabagismo causa doenças cardiovasculares, além de ser um péssimo hábito de forma geral para a saúde do ser humano.
Considerações
Aos homens, não carreguem esse sentimento de moralidade tão raso, o seu bem maior é sua saúde, seus familiares e amigos farão de tudo por isso, vale mais sua vida saudável do que seu orgulho, confie em quem te ama. No caso de qualquer sintoma, busque um médico, procure ajuda!
Caso deseje ler mais sobre saúde das pernas, acompanhe nosso blog e siga nas redes sociais.