Um problema que atinge muitos brasileiros, principalmente em dias com temperaturas elevadas. Entenda os motivos e como amenizar o cansaço nas pernas. Confira essa blog:
Cansaço nas pernas
Essa sensação é muito comum após um dia de trabalho. Grande parte da população sofre com esse problema, mas poucos sabem os motivos ou como prevenir e aliviar os sintomas que são tão desagradáveis.
Caso pratique alguma atividade física, a tendência é que as pernas fiquem com a sensação de cansaço, conforme envelhecemos os sintomas podem piorar, e os casos são tão corriqueiros que podemos achar “comum”, não procurando ajuda médica.
Por isso é importante entendermos as causas e sintomas para prevenir futuras complicações.
Causas
Normalmente as causas estão relacionadas a problemas vasculares, e são muito comuns em nosso país. Um estudo de 2022 mostrou que cerca de 40% da população brasileira sofre com tais complicações. Alguns dos motivos são:
Má circulação
A falta de hábito em realizar caminhadas ou atividades físicas pode prejudicar a circulação do sangue. Dessa forma, o fluxo sanguíneo não circula de modo adequado nas veias, gerando sensação de cansaço.
Varizes
Quando ocorre inchaço e esticamento das veias, bloqueando o sangue é formada a varize, ocasionando a sensação de peso e cansaço nas pernas. Por isso, é extremamente importante prevenir o surgimento dessa doença.
Diabetes
O sintoma é incomum, mas vale o alerta, pois surge quando o paciente está com uma complicação da doença, chamada de Neuropatia Diabética. O indivíduo acometido por essa patologia apresenta níveis de açúcar elevados na corrente sanguínea, que passam a afetar o sistema nervoso e posteriormente outros sistemas presentes no organismo. A sensação de cansaço normalmente começa nos pés, mas pode avançar para as pernas.
Como aliviar este sintoma?
Alongamentos
Esse pequeno hábito pode auxiliar nos sintomas do cansaço nas pernas, pois, busca relaxar e flexibilizar os músculos da perna. É recomendado acompanhamento médico para a realização de maneira adequada.
Gelo
Realizar a aplicação de uma bolsa de gelo por 10 a 20 minutos pode ajudar a reduzir a dor e o inchaço na região. O gelo ainda auxilia no fluxo sanguíneo das regiões doloridas, aliviando as dores.
Meias de compressão
Uma ótima maneira de lidar com os sintomas citados anteriormente, são as meias de compreessão que ajudam nos sintomas de cansaço das pernas. As meias realizam pressão na região e ajudam na circulação do sangue! Existem diversos modelos que podem auxiliar.
Cremes de hidratação
A hidratação das pernas é muito importante para aliviar esses sintomas, na verdade é um pilar para evitar a sensação de cansaço nas pernas. Ele ajudará na circulação, assim evitando que os sintomas se mantenham por muito tempo.
Uma boa opção para auxiliar tanto na sensação de cansaço e peso nas pernas quanto na hidratação é o Diosmin Creme, que garante até 12 horas desse benefício.
Considerações
Nesse blog você observou as causas e recebeu dicas para o cansaço das pernas, mas é MUITO importante que você procure um médico, caso esse sintoma seja frequente em sua rotina, somente o médico irá realizar o diagnóstico adequado do seu quadro e recomendará o tratamento correto. Não realize automedicação.
Para mais informações, acompanhe nosso blog e siga nas redes sociais.
Fontes:
https://www.tuasaude.com/cansaco-nas-pernas/#:~:text=A%20principal%20causa%20de%20sensa%C3%A7%C3%A3o,%2C%20formigamento%2C%20dor%20e%20c%C3%A3ibras. Acesso em: 22/11/2022
https://www.mobraz.com.br/blog/5-dicas-para-aliviar-os-sintomas-das-pernas-cansadas/ . Acesso em: 22/11/2022
https://drfelipecoelho.com.br/blog/pernas-cansadas-no-final-do-dia-o-que-pode-ser. Acesso em: 22/11/2022